Ultrassom Phased Array
O ultrassom phased array é o método de tecnologia mais avançada na categoria de ensaios não destrutivos por ultrassom. A ultrassonografia industrial Phased Array alcança um nível mais elevado de precisão do que o ultrassom convencional.
Dentre os ensaios não destrutivos por ultrassom, o ultrassom phased array é o de maior confiabilidade. O diferencial está no transdutor ultrassônico que está instalado no ultrassom phased array. O transdutor utilizado no ultrassom phased array conta com uma tecnologia especial na qual, inúmeros pequenos cristais (de 10 a 256 elementos) operam em um mesmo transdutor. Cada um desses cristais é ligado a circuitos independentes capazes de controlar o tempo de excitação de modo independente, resultando na modificação do comportamento do feixe sônico emitido pelo conjunto de cristais ou pelo transdutor. Mediante as características dos transdutores do ultrassom phased array, é possível inspecionar o material com vários ângulos de refração diferentes em uma única varredura, já que a mudança do ângulo é feita eletronicamente. Consequentemente, observa-se uma maior velocidade de inspeção, principalmente em soldas, nas quais são recomendados no mínimo dois ângulos diferentes. Entre as suas vantagens, o ultrassom phased array tem maior precisão e desempenho do que o ultrassom convencional e baixa possibilidade de erro na interpretação.
Ultrassom manual e Automatizado
A
inspeção por ultrassom é um método de ensaio não destrutivo que consiste em detectar descontinuidades em peças indústrias de espessuras maiores. O procedimento é de fundamental importância para a identificação de erros que precisam ser corrigidos, de modo a proporcionar a segurança e a excelência da atividade em uma indústria. São diversos os segmentos que buscam o serviço de inspeção por ultrassom, dentre os quais se destacam o setor de petróleo e gás, energia, álcool, aeroespacial e siderúrgico.
- INSPEÇÃO POR ULTRASSOM;- INSPEÇAO POR ULTRASSOM EM SOLDAS;- INSPEÇAO POR ULTRASSOM EM FUNDIDOS E FORJADOS;Feita com equipamento moderno e de alta tecnologia, a
inspeção por ultrassom segue rigorosamente as normas e os procedimentos e aos produtos que passam por sua aplicação, DAS NORMAS ASME, AWS, a DIN, a ASTM, entre outros.
Com excelente custo-benefício, a inspeção por ultrassom é realizada por profissionais altamente especializados, que possuem qualificações nas modalidades ABENDI, ASNT E FBTS.
Ao lado da
inspeção por ultrassom, há diferentes tipos de técnicas de inspeção amplamente empregadas no setor industrial, tais como a inspeção por ultrassom manual , inspeção por ultrassom Phased Array, inspeção de ultrassom Tofd e inspeção por ultrassom por medição por espessura.
GARANTIA DE UM SERVIÇO DE QUALIDADE DA INSPEÇÃO POR ULTRASSOM.O serviço de
inspeção por ultrassom deve ser prestado por empresa que oferece garantias ao cliente. Por tanto, é preciso livre acesso aos equipamentos utilizados para a aplicação da técnica, bem como seus certificados de calibração dos aparelhos.
Da mesma forma, o cliente atendido pela atividade de
inspeção por ultrassom precisa ser acionado rapidamente nas situações em que houver problemas. também um importante ser oferecido ao cliente pela empresa um treinamento teórico para o mínimo de entendimento possível.
PARA SABER MAIS SOBRE INSPEÇÃO POR ULTRASSOM(19) 99715-6644 ou clique aqui e entre em contato por e-mail
Qualificação de soldadores
Acesso por corda IRATA
O acesso por corda IRATA é um método seguro para trabalhar em altura onde cordas e equipamento similar são usados para chegar e manter a posição em que é necessário trabalhar. Uma das vantagens de usar métodos de acesso por corda está na segurança e rapidez com que os trabalhadores conseguem chegar a localizações difíceis, com mínimo impacto noutras operações, zonas em redor e ambiente.
boroscopia Industrial e videoscopia industrial
A
boroscopia industrial e videoscopia é definitivamente uma das ferramentas essenciais para realizar o trabalho de inspeção nas partes internas de certas máquinas sem uma grande desmontagem.
A
boroscopia industrial e a videoscopia são considerada uma técnica não destrutiva, ou seja, não compromete a estrutura dos equipamentos para a realização das análises.
Nossa empresa possui diversos sistemas de inspeção em tubulação com videoscopia industrial / boroscopia industrial / endoscopia industrial, tais como:A Endoscopia Industrial, popularmente conhecida como videoscopia industrial e tecnicamente chamada de boroscopia industrial é uma técnica que visa assim como na medicina, capturar imagens e vídeos em partes internas de materiais e equipamentos, possibilitando uma inspeção visual remota através de equipamentos óptico-digitais, denominados Boroscópios ou Videoscópios.
a boroscópio possibilita o acesso a locais de difícil acesso através de uma sonda com câmera de alta resolução, variados comprimentos e diâmetros, podendo ser articulada, e assim ideal para cada diferentes situações encontradas em campo.
A videoscopia industrial é uma prática que contribui diretamente para manutenção preditiva e preventiva de máquinas e equipamentos. Sendo uma técnica de ensaio não-destrutivo, a boroscopia possibilita rápidos e precisos diagnósticos, não comprometendo em nenhum momento a produção normal de uma indústria, ou acarretando maiores transtornos com relação à montagem, desmontagem e mobilização de componentes de fábrica para inspeção.
Áreas de atuação:
Videoscopia e boroscopia em - Óleo e Gás;
videoscopia e boroscopia emPapel e Celulose;
videoscopia e boroscopia em- Sucroenergética
videoscopia e boroscopia em- Metal Mecânica;
videoscopia e boroscopia em- Indústria Alimentícia;
videoscopia e boroscopia em- Siderurgia;
videoscopia e boroscopia em - Mineração;
videoscopia e boroscopia em- Indústria Automotiva;
videoscopia e biroscopia em- Indústria Aeronáutica;
videoscopia e boroscopia em- Indústria Naval;
- Construção e Montagem Industrial;
- Termoindustrial;
- Ferroviária.
Aplicações dentro dos segmentos de atuação:
videoscopia e boroscopia e endoscopia em- Tubulações
videoscopia e boroscopia e endoscopia em- Engrenagens,
videoscopia e boroscopia e endoscopia em- Rolamentos
videoscopia e boroscopia e endoscopia em- Vasos de Pressão
videoscopia e boroscopia e endoscopia em- Caldeiras
videoscopia e boroscopia e endoscopia em- Trocadores de Calor
videoscopia e boroscopia e endoscopia em- Motores à cambustão
videoscopia e boroscopia e endoscopia em- Motores Elétricos
videoscopia e boroscopia e endoscopia em- Turbinas
videoscopia e boroscopia e endoscopia em- Soldas internas
videoscopia e boroscopia e endoscopia em- Válvulas
videoscopia e boroscopia e endoscopia em- Outros
A técnica de Vídeo Inspeção industrial também conhecida como Boroscopia ou Endoscopia industrial vem para facilitar a inspeção interna de tubulações em equipamentos com dificuldade de acesso e tem como objetivo coletar imagens de alta definição que visa acompanhar as condições físicas dos equipamentos durante sua vida útil.A Endoscopia/ Boroscopia Industrial captura as imagens através da inspeção com videoscopia em tubulações industriais apresentado-as em um monitor com imagens internas em tempo real e que podem ser arquivadas para análise e comparações futuras por se tratar de uma técnica bastante usada para a realização de exame interno de tubos com rapidez na execução, confiabilidade e armazenamento de registro.INSPEÇÃO POR BOROSCOPIA - PROCEDIMENTO EFICAZ QUE GERA ECONOMIA DE TEMPO E RECURSOS FINANCEIROS.
Inspeção de Pintura Industrial.
A
inspeção de pintura é utilizada para garantir que as atividades de Limpeza, Tratamento e Pintura obedeçam ao Procedimento de Pintura elaborado e consequentemente garantir o Padrão de Qualidade necessário da
inspeção de pintura.
O inspetor de pintura, que deve ser habilitado para a função, deve acompanhar todas as etapas das atividades operacionais, inspecionar o tratamento mecânico realizado, medir a camada de tinta seca e úmida, realizar os testes de aderência, dentre diversas atividades agregadas, cuidando inclusive para evitar retrabalhos. A atividade de inspeção de pintura realizada pelo inspetor é sinônimo de Qualidade e Eficácia.
É importante que o Inspetor de Pintura seja qualificado SNQC ou ABRACO.
VANTAGENS AO CONTRATAR INSPEÇÃO DE PINTURA
A maior vantagem é o fato do inspetor fiscalizar as etapas de pintura, atendendo ao esquema de pintura determinado no Procedimento de Pintura, minimizando drasticamente o risco de falhas durante a execução das atividades.
Estas falhas podem ocasionar em uma pintura de baixa qualidade, não satisfazendo os clientes, possível reprovação de fiscais da qualidade, ocasionando em um Retrabalho, que impacta diretamente no prazo de entrega da atividade de Pintura e gera custos não calculados inicialmente com mão-de-obra, logística, tintas e demais consumíveis.
Portanto, a inspeção de pintura minimiza o risco de retrabalho, monitora as atividades para que estejam dentro do Padrão de Qualidade e a oferece a Garantia da Qualidade.
Com a utilização de softwares de gestão de integridade, a inspeção é facilmente gerida, reduzindo ainda mais despesas e aumentando a eficácia e eficiência de uma área tão demandada quanto a Manutenção.
A Faend Inspeçoes de pintura POSSUI AMPLA EXPERIÊNCIA NA INSPEÇÃO DE PINTURA
Medição de Espessura por Ultrassom.
A Medição de Espessura por Ultrassom permite medir espessuras de paredes (chapas, tubos, etc.), detectar com precisão perdas/redução de espessuras por corrosão de equipamentos em operação, tanques, vasos de pressão, tubulações, onde não é possível o acesso interno.
Sons extremamente graves ou agudos, podem passar desapercebidos pelo aparelho auditivo humano, não por deficiência deste, mas por caracterizarem vibrações com frequências muito baixas, até 20Hz (infrassom) ou com frequências muito altas acima de 20 kHz (ultrassom), ambas inaudíveis.
Assim como uma onda sonora reflete ao incidir num anteparo qualquer, a vibração ou onda ultrassônica ao percorrer um meio elástico, refletirá da mesma forma, ao incidir num anteparo qualquer.
A vibração ou onda ultrassônica ao percorrer um meio elástico, refletirá da mesma forma, ao incidir numa descontinuidade ou falha interna a este meio considerado. Através de aparelhos especiais, detectamos as reflexões provenientes do interior da peça examinada, localizando e interpretando as descontinuidades ou verificando a sua espessura.
Inspeção Subaquática
Com mergulhadores experientes e certificados, executamos todos os tipos de Ensaios Não Destrutivo - END submarinos, entre eles estão:
- Inspeção visual;
- Medição de potencial eletroquímico;
- Ensaio por partículas magnéticas;
- Medição de espessura;
- ACFM;
Treinamento de Inspeções e Soldagem
O Curso Técnico em Soldagem tem a finalidade de preparar profissionais para atuarem com planejamento, execução e supervisão de processos de soldagem.
Os estudantes que finalizam o curso estão aptos a trabalharem de acordo com regras de qualidade, normas técnicas e padrões de segurança no trabalho.
Serviços de Engenharia e Inspeções em Caldeiras
A Faend é especializada em inspeção de integridade estrutural de equipamentos estáticos, a inspeção de segurança em caldeiras vai muito além de evitar multas e penalidades por parte do Ministério do Trabalho (Ditada pela NR-28).
No Brasil a norma que rege a inspeção em caldeiras é a NR13, e a mesma dita os requisitos minimos para segurança na operação destes equipamentos.
Existem 4 tipos de inspeções de integridade estrutural em caldeiras determinadas pela NR13 e cada uma deve ser realizada em oportunidades pré definidas nos itens da norma. O iten 13.4 da NR13 descreve todos assuntos relacionados a Caldeiras. Os iténs 13.1, 13.2 e 13.3 falam de assuntos gerais para Caldeiras, vasos de pressão e tubulações.
Soldagem e fabricação
Soldagem de componetes e
recuperação por soldagem é realizada de forma completa onde é anulado qualquer risco de falhas no processo. Esse tipo de processo pode ser utilizado para recuperar equipamentos mecânicos com a soldagem de eixos, engrenagens, mancais, rodetes, entre outros.
Soladagem de elementos e produtos de alta complexidade.
A soldagem é um tipo de processo complexo e que pode ser variado de acordo com a aplicação. Essas variações podem ser MIG (Metal Inert Gas), MAG (Metal Active Gas), TIG (Tungsten Inert Gas) ou Eletrodo revestido.
Com a
recuperação por soldagem é possível recuperar equipamentos produzidos com variados tipos de materiais como aço, aço inox, aço-liga e ferro fundido.
O serviço de recuperação é ideal para regenerar equipamentos industriais de forma eficaz. As principais vantagens de se contratar esse tipo de serviço são:
- Os custos com recuperação por soldagem estão de acordo com a qualidade do serviço;
- Este serviço é realizado por empresa especializada no ramo da soldagem que possui equipe de engenheiros totalmente qualificados;
- A recuperação por soldagem é um servidor seguro e com garantia;
- Contratar esse tipo de serviço é garantia de economia, pois evita gastos desnecessários
Qualificação de Soldador e Procedimento de Soldagem
Qualificação de soldadores e Procedimentos de Soldagem conforme a Normas (ASME, AWS, ISO e DIN, CWI)
As Principais qualificações de soldagem são:
- Especificação de Procedimento de Soldagem (EPS);
- Registro de Qualificação de Procedimento de Soldagem (RQPS);
- Registro de Qualificação de Soldadores e Operadores de Soldagem (RQS).
Qualificação de Soldadores particulares
Qualificação de Soldador particular com E.P.S
Qualificação de Soldadores particular com C.Q.S
Qualificação de Soldadores particular com Certificado
Qualificação de Soldadore particular com Certificado unico
Qualificação do Processo de soldagem empresa
As qualificações dos soldadores é possível obter maiores habilidades e ter certeza de que sua especificação de procedimento de soldagem irá produzir um componente soldado com qualidade que satisfaçam os requisitos por meio de padrões de segurança em Normas.
Laboratório e aulas.
Realização da inspeção por líquido penetrante
A
inspeção por líquido penetrante é uma técnica de ensaio não destrutivo que consiste na detecção de descontinuidades na superfície de materiais em uma indústria. Trata-se de um método muito importante, que é capaz de identificar falhas superficiais antes que o material sofra danos que impeçam a sua recuperação.
A
inspeção por líquido penetrante representa um investimento com excelente custo-benefício para os mais diferentes setores industriais. Isso por conta de custos reduzidos e a produtividade garantida com o emprego da inspeção por líquido penetrante.
A
inspeção por líquido penetrante é feita em uma variedade de materiais. Destacam-se o plástico, o vidro, o aço inoxidável e o latão. Estão na lista caldeirarias, setor energético, indústrias dos mais diversos segmentos, entre outros.
CONSIDERAÇÕES DO MÉTODO DE INSPEÇÃO POR LÍQUIDO PENETRANTEPara identificar as falhas em peças e materiais por meio da
inspeção por líquido penetrante, um líquido deve ser penetrado na abertura da descontinuidade. Posteriormente, é feita a remoção do excesso e do líquido presente na descontinuidade – neste último caso é utilizado um revelador para a retirada. inspeção por líquido penetrante assim, a descontinuidade ficará registrada no material, de modo a possibilitar avaliações as indicações.
São utilizados durante a
inspeção por líquido penetrante. Toda a tecnologia possui documentação e certificação que assegura a procedência e a segurança de seu uso.
Destaca-se que a
inspeção por líquido penetrante só pode ser executada por inspetores altamente capacitados e devidamente treinados, conforme nas qualificações AWS – FBTS, ASNT N1, N2 e ABENDI estão entre as mais reconhecidas do mercado.
PARA SABER MAIS SOBRE INSPEÇÃO POR LÍQUIDO PENETRANTE(19) 34289981 ou clique aqui e entre em contato por e-mail
Partículas Magnéticas
A
inspeção por partículas magnéticas é realizada através da exposição de uma peça a um campo magnético. As partes que foram magnetizadas na peça representam as interrupções presentes ou ausência de continuidade de propriedade magnética no material, que causaram a fuga do fluxo magnético.
A
inspeção por partículas magnéticas é capaz de detectar descontinuidades superficiais e sub superficiais nos materiais ferromagnéticos, como trincas, junta fria, trincas em soldagem, inclusões, dupla laminação, gota fria, falta de penetração, segregações, dobramentos, entre outros.
REALIZAÇÃO DA INSPEÇÃO POR PARTÍCULAS MAGNÉTICASA
inspeção por partículas magnéticas pode ser realizada tanto em peças e equipamentos finalizados, como os que se encontram em etapas de fabricação. A inspeção por partículas magnéticas é extremamente indicada para os materiais ferromagnéticos, pois possuem uma leve atração por ímãs, os exemplos mais conhecidos são: cobalto, ferro e grande parte dos aços.
Durante o processo de
inspeção por partículas magnéticas é aplicado um pó ferromagnético no campo de fuga, nesse momento as partículas se acumulam no contorno do campo, por conta da formação de um dipolo magnético. Por isso, é correto afirmar que a inspeção por partículas magnéticas é uma espécie de detector de fuga.
A
inspeção por partículas magnéticas deve ser realizada por uma empresa devidamente certificada e licenciada a realizar o trabalho. O profissional que executa o serviço também deve ser qualificado e certificado, para garantia das normas exigidas no processo.
Ao perceber a ausência no mercado de profissionais devidamente certificados e licenciados a realizar serviços de
inspeção por partículas magnéticas, a Faend Inspeçoes investiu na certificação de seus colaboradores. Dessa forma, elevou a qualidade de seus serviços através de profissionais.
Para saber mais sobre Inspeção por partículas magnéticas(19) 34289981 ou clique aqui e entre em contato por e-mail
Acompanhamento de Soldagem
Introdução na prova prática de acompanhamento de soldagem, o aluno deve executar a inspeção antes, durante e após a execução da soldagem em etapas, que serão descritas de forma detalhada a seguir.
1ª Etapa - Inspeção Prévia (Duração: 60 minutos)
Na Inspeção prévia o aluno deve:
a) Verificar as condições ambientais, as condições de segurança e higiene, os equipamentos de soldagem, os instrumentos de medição e os consumíveis a serem utilizados pelo soldador; Os parâmetros citados acima são abordados em vários itens do “Procedimento de Acompanhamento de Soldagem” que será entregue ao aluno. Devem-se verificar as informações contidas no documento e analisar no ambiente de soldagem se há conformidade ou não com os mesmos. Quando itens não satisfatórios forem identificados no ambiente de soldagem, deve-se anotar o número dos mesmos e relatar o parâmetro que está não conforme no relatório de não conformidades.
b) Verificar se a junta a ser soldada está em acordo com a posição de soldagem especificada na IEIS (Instrução de execução e inspeção de soldagem). O aluno deve utilizar o clinômetro para determinar a posição de soldagem da junta em questão, a qual pode ser uma chapa, uma junta de ângulo ou um tubo.Determinação da Posição de Soldagem em uma chapa Para se determinar a posição de soldagem em uma chapa deve-se verificar o ângulo de inclinação e de rotação da mesma. Ao posicionar o clinômetro, aparelho utilizado para medir ângulos, paralelamente ao eixo da junta determina-se o ângulo de inclinação. Para determinar o ângulo de rotação deve-se posicionar o clinômetro perpendicularmente ao eixo da junta.
Notas:
1 – O plano de referência horizontal é sempre considerado com a face da solda voltada para baixo.
2 – A inclinação do eixo da solda é medida partindo do plano de referência horizontal em direção ao plano de referência vertical.
3 – O ângulo de rotação da face da solda é determinado pela linha perpendicular à face da solda em seu centro, que passa através do eixo da solda. Olhando para o ponto P, o ângulo de rotação da face da solda é medido no sentido horário a partir do ponto de referência (0º).
Folders da Faend e Serviços